8º ano cria escultura de sucata - Colégio Ideal SP
4º ano confecciona sabonete
Maio 3, 2018

8º ano cria escultura de sucata

Durante o 1º trimestre, os alunos do 8º ano estudaram, como tema central deste ano, os problemas ambientais e sociais que os seres humanos vivem no planeta Terra e, como a Arte pode estar presente para auxiliar na melhoria desta situação.

Como fechamento deste trimestre, os alunos focaram no tema “objetos para o futuro”, onde foi proposta a criação de uma escultura de sucata, a fim de trabalhar a redução, reutilização e reciclagem.

Em grupo, os alunos juntaram objetos do cotidiano que não são mais utilizados em casa e trouxeram para a sala de aula, com o objetivo de analisá-los e poder dar novos significados a estes materiais. Os estudantes puderam desenvolver a criação de um objeto artístico utilizando materiais recicláveis e que não tinham mais serventia. O produto final poderia ser um objeto utilitário, um enfeite, um brinquedo ou uma escultura musical.

Deste modo, a turma pôde ter contato com o processo de criação, que teve início no momento em que selecionaram as sucatas e pensaram no que seria transformado, passando pela utilização de cola quente, fita, tesoura e tinta, para dar forma a itens que ganharam nova utilidade. Dentre os objetos confeccionados estavam porta-trecos feitos de caixas de papelão, porta-copos, brinquedos como fantoches feitos de sacola, bonecos e cachorros com caixa de leite, foguetes de latas de spray e instrumentos musicais de latas e potes de plástico, todos finalizados com o acabamento de tinta.