9º ano faz projeto sobre a tecnologia - Colégio Ideal SP
1º ano do EF aprende letra cursiva de forma lúdica
Setembro 22, 2017
Por que muitos animais não existem mais? 3º ano do EF explica
Setembro 27, 2017

9º ano faz projeto sobre a tecnologia

O 9º ano é uma turma extremamente curiosa e participativa. Desde o ano passado, o grupo começou a estudar as particularidades de alguns países da América e, especificamente neste ano, do continente Asiático. Devido a isso, teve início uma conversa sobre as diferenças de tecnologia entre os países em diversos setores, como agrário, social, econômico, bélico, entre outros. A partir disso, a turma resolveu se aprofundar em um projeto no qual seria analisada a aplicação da ciência e tecnologia nos setores da Biomedicina, Agropecuária, Robótica, Indústria Bélica e Astronomia, e como isso refletiria na sociedade e na evolução dos países.

A turma foi divida em grupos e todos pesquisaram sobre os temas, percebendo assim, que a tecnologia é uma grande ferramenta para a ciência, mas que pode ser extremamente benéfica ou distanciar ainda mais os países. Para a professora de Geografia, Patrícia Monteiro, que dá aula há quase 20 anos, foi emocionante escutar os relatos dos alunos sobre como a tecnologia foi fundamental para os EUA lançar as bombas atômicas sobre o território japonês e como atualmente inúmeras famílias ainda sofrem com as consequências dessa triste parte da história mundial e os EUA tenta convencer a todos a não produzir tais bombas, pois tem muito medo de suas consequências.

Os alunos também perceberem que com a ciência e tecnologia atual é possível plantar em lugares jamais pensados antes e, mesmo com essa possibilidade, ainda existe a fome no mundo, fazendo-os refletir que a fome não é somente pela falta de dinheiro para comprar alimentos, mas também pela falta de iniciativa, auxílio e, principalmente, compaixão dos países ricos em relação aos países pobres.

O projeto ainda está sendo desenvolvido em sala e será feito uma exposição com todos os dados, informações e objetos coletados. O mais importante de todas as descobertas é ver a maturidade e percepção dos alunos com relação ao tema, a emoção em cada conclusão e vê-los refletir sobre como tudo que acontece em nossa volta é uma consequência daquilo que o “homem” deseja.