Atividades do 3º ano do Fund. incluem entrevistas, jogos e criação de objetos - Colégio Ideal SP
6º ano analisa mudanças do estado físico da água
Março 8, 2018
7º ano constrói célula
Março 15, 2018

Atividades do 3º ano do Fund. incluem entrevistas, jogos e criação de objetos

No Colégio Ideal SP, realizamos uma série de atividades diferenciadas, que enriquecem o aprendizado do aluno nas mais diversas disciplinas. As turmas do 3º ano do Fundamental, por exemplo, realizaram nas últimas semanas atividades que desafiam o aluno e os fazem refletir sobre o mundo a sua volta. Confira algumas dessas atividades:

 3º ano A cria o instrumento meteorológico biruta

Com o objetivo de levar os alunos a pensar sobre o mundo físico que os rodeia, eles são incentivados a manipular e explorar materiais, levantar hipóteses, trocar experiências, verificar suas hipóteses e refletir sobre o material produzido.

Durante a aula de Ciências, a turma do 3º ano A refletiu sobre os conceitos da biruta, um instrumento utilizado para verificar a direção dos ventos, e a confeccionou utilizando os seguintes materiais:

  • 1 folha de cartolina colorida tamanho sulfite.
  • Cola ou fita adesiva.
  • 1 folha de crepom.
  • 1 fio de lã ou barbante.
  • 1 furador

Os alunos personalizaram suas próprias birutas e testaram sua criação. 

3º ano B estuda numeração decimal utilizando ábaco vertical

Com o intuito de realizar agrupamentos na aula de Matemática, ampliando a compreensão do mecanismo de trocas e valor posicional, a turma do 3º ano B jogou o “Nunca dez”, realizando agrupamentos de 10 em 10.

Os alunos foram divididos em grupos de quatro a cinco crianças e, cada grupo ganhou um ábaco vertical, 10 argolas amarelas representando a unidade, 10 argolas azuis representando a dezena, 10 argolas rosas representando as centenas e dois dados convencionais. Cada jogador jogava o dado e, conforme a sua pontuação, colocava no ábaco a quantidade de unidades (argolas amarelas); toda vez que completassem 10 pontos trocavam todas as argolas por 1 azul (dezena) e caso ultrapassassem 10 pontos, substituíam por uma azul e mantinham a quantidade de argolas amarelas que sobraram. Ganhava o jogador que completasse primeiro uma centena (10 argolas azuis que trocavam por 1 rosa).

O jogo do “Nunca dez” também foi realizado com o material dourado, utilizando as mesmas regras de trocas do anterior, ou seja, 10 unidades trocavam-se por 1 dezena e ganhava aquele que completasse primeiras 10 dezenas, trocando por uma centena.

3º ano C faz entrevista com colaboradores do Colégio

A turma do 3º ano C iniciou seus estudos na disciplina de História e Geografia conhecendo melhor os colaboradores da escola. Os alunos foram divididos e cada grupo entrevistou um profissional de diferentes segmentos. Após a entrevista, compartilharam as informações, concluindo que a escola é composta por equipes diversas e cada um tem suas características.