Durante o mês de novembro, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental realizaram o projeto “Como se fosse dinheiro”, inspirado no livro de Ruth Rocha. Os alunos participaram de seis atividades nas quais vivenciaram situações do dia a dia em que a Matemática é utilizada.
A primeira atividade foi a vivência em um mercadinho, onde foram trabalhadas noção de sistema monetário, raciocínio lógico, adição e subtração. No segundo dia de atividade, os alunos recriaram o funcionamento de uma loja de brinquedos para trabalhar as operações matemáticas. Depois, foi a vez de encenar uma loja de roupas, atividade que além de desenvolver o raciocínio lógico e os cálculos matemáticos, trabalhou a organização e a utilização da calculadora.
A quarta atividade envolveu uma saída externa ao supermercado, em que as crianças puderam ter uma vivência real de pagar sua compra e receber o troco. Em outro dia, os alunos trabalharam a adição e subtração de dezenas com a calculadora enquanto vivenciaram a venda de produtos em uma farmácia. Para finalizar o projeto, as crianças trabalharam o raciocínio lógico, adição e subtração em uma feira montada no colégio e consumiram as frutas “compradas” por eles ao final da atividade.