1º ano do Fundamental realiza projeto “Como se fosse dinheiro” de forma lúdica - Colégio Ideal SP
Escola Clube prepara bolo integral de maçã
Novembro 23, 2017
2º ano utiliza material dourado no jogo “Nunca 10 ao Contrário”
Dezembro 1, 2017

1º ano do Fundamental realiza projeto “Como se fosse dinheiro” de forma lúdica

Durante o mês de novembro, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental realizaram o projeto “Como se fosse dinheiro”, inspirado no livro de Ruth Rocha. Os alunos participaram de seis atividades nas quais vivenciaram situações do dia a dia em que a Matemática é utilizada.

A primeira atividade foi a vivência em um mercadinho, onde foram trabalhadas noção de sistema monetário, raciocínio lógico, adição e subtração. No segundo dia de atividade, os alunos recriaram o funcionamento de uma loja de brinquedos para trabalhar as operações matemáticas. Depois, foi a vez de encenar uma loja de roupas, atividade que além de desenvolver o raciocínio lógico e os cálculos matemáticos, trabalhou a organização e a utilização da calculadora.

A quarta atividade envolveu uma saída externa ao supermercado, em que as crianças puderam ter uma vivência real de pagar sua compra e receber o troco. Em outro dia, os alunos trabalharam a adição e subtração de dezenas com a calculadora enquanto vivenciaram a venda de produtos em uma farmácia.  Para finalizar o projeto, as crianças trabalharam o raciocínio lógico, adição e subtração em uma feira montada no colégio e consumiram as frutas “compradas” por eles ao final da atividade.