

O carboidrato é um nutriente importante, pois fornece energia ao nosso corpo. O problema é quando consumimos esse nutriente em excesso, o que contribui para o ganho de peso. Além disso, o tipo de carboidrato que consumimos também pode influenciar na nossa saúde. Os carboidratos simples, presentes no arroz branco, pão branco, macarrão, biscoitos, açúcar refinado e batata, por exemplo, são absorvidos rapidamente no organismo aumentando de uma vez a taxa de açúcar no sangue. Já os carboidratos complexos, presentes no arroz, macarrão, pães e farinhas integrais, batata doce e açúcar mascavo, são absorvidos mais lentamente, o que proporciona maior saciedade sem aumentar de uma vez a taxa de açúcar no sangue.
Pensando em mostrar para as crianças que alimentos integrais podem ser inseridos no dia a dia de forma super gostosa, a nutricionista do Colégio fez com os alunos da Escola Clube um bolo integral de maçã, usando açúcar mascavo, farinha de trigo integral e farinha de aveia. Essa receita também não utiliza leite, podendo ser utilizada para crianças com alergia à proteína do leite de vaca.
Rendimento (20 porções)
Ingredientes
3 ovos
2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de óleo
3 maçãs inteiras e com casca
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de aveia
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
No liquidificador bata os ovos, o açúcar mascavo, óleo e as maçãs com a casca.
Numa tigela, coloque a mistura do liquidificador e acrescente a farinha de trigo integral, a farinha de aveia e a canela em pó.
Acrescente o fermento em pó e vá misturando levemente.
Em uma assadeira com furo no meio ou retangular, untada com óleo e farinha, coloque a mistura do bolo.
Asse em forno pré-aquecido em 180ºC, por cerca de 30 a 40 minutos.
* Se preferir, pode bater no liquidificador apenas 1 maçã e cortar em cubinhos as outras 2 e colocar na massa.